Aconteceu na última semana a capacitação dos vigilantes das escolas estaduais de Santo Antônio de Jesus em parceria com a Polícia Militar. O diretor da Direc 4 professor Clóvis Esequiel ressaltou que desde 2011 quando foi feito o plano de gestão da Direc sentiu-se que era necessário fazer formação das pessoas que trabalham além da questão operacional da área, mas também a questão das relações humanas dentro da escola, devido a isso foi firmado dentro das escolas em parceria com o 14º Batalhão, UFRB e UNEB essa formação no sentido de cada instituição contribuir com a formação de uma área.

De acordo com o professor, o 14º Batalhão dará noções de segurança e das relações nas escolas, “reunimos pela manhã, os agentes de portaria das escolas da região e na parte da tarde os agentes que trabalham em Santo Antônio de Jesus”, completou. Clovis explicou que os agentes de portaria são responsáveis pelo acesso e identificação, pelos registros que é preciso ter e a formação vem com o objetivo de ampliar o método de trabalho que muitas vezes é informal.

O tenente Lira, do 14º Batalhão de Polícia Militar que irá ministrar essa capacitação, comentou que será tratado desde relações humanas até como se tratar diante de situações de comportamento ilícito. “Os agentes de portarias de escolas públicas tem muita importância na prevenção e prática dos delitos”, disse.  “No caso deles que não trabalham com arma de fogo devem prestar bem atenção e sempre manter contato com a PM através do 190”, concluiu.

Redação Voz da Bahia – Letícia Oliveira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *