A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia completou 15 anos de implantação nesta quarta-feira, 29 de julho. Criada com o objetivo de oferecer à população do Recôncavo Baiano a possibilidade de acesso a uma instituição federal de ensino superior com cursos considerados de maior relevância dentro do universo acadêmico e do mercado de trabalho, a universidade conta com sete centros de ensino.

Em quinze anos de atuação na região, a UFRB se consolidou como uma importante política pública de inclusão tanto na educação quanto na participação social.

Atualmente a universidade conta com 13 mil e setecentos estudantes, 906 professores, 687 técnicos administrativos e 370 colaboradores terceirizados. São 64 cursos de graduação, 32 de pós-graduação, além de ter realizado mais de 5 mil e duzentas ações de extensão, quando possibilita a participação direta da população das cidades onde está instalada.

Para o reitor da UFRB, professor Fábio Josué, os impactos da presença da universidade no Recôncavo podem ser avaliados em várias dimensões, como, por exemplo, na dinamização da economia regional, na inclusão social de segmentos populacionais historicamente excluídos do acesso ao ensino superior e na qualificação profissional em diversas áreas do conhecimento. Em Santo Antonio de Jesus, cidade sede da região, está implantado o Centro de Ciências da Saúde da UFRB que forma profissionais em bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Psicologia, Enfermagem, Nutrição e Medicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *