Começa nesta quarta-feira (06) a Quaresma, “um apelo de Deus nos concede para que possamos preparar bem os nossos corações para a festa da Páscoa”, disse o padre Edson de Melo, administrador paroquial da Paróquia São Benedito, em Santo Antônio de Jesus (BA).

Ainda de acordo com o Padre Edson, a Quaresma é tempo de passagem “para que possamos abrir o coração, acolher a palavra do Senhor que vem para nos libertar e assim celebrarmos bem a Páscoa”, disse.

Antes as pessoas costumavam jejuar durante a Quaresma toda quarta, sexta e sábado, mas, atualmente a igreja católica recomenda dois jejuns, um na Quarta-Feira de Cinzas e o outro na Sexta-feira da Paixão. Sobre o jejum Pe. Edson falou que devemos fazer de forma discreta, de uma forma que as pessoas não percebam que estamos jejuando. “Não devemos jejuar para agradar, o jejum deve ter um objetivo que é a nossa conversão, ou seja, purificar o nosso coração da ganância, da inveja, do egoísmo e do individualismo para [termos] uma vida mais fraterna, mais justa e mais humana”.

Durante a Quaresma a igreja realiza a Campanha da Fraternidade, que em 2019 tem como tema: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS e como lema: “SERÁS LIBERTADO PELO DIREITO E PELA JUSTIÇA”. Padre Edson ressaltou que o tema da campanha desse ano não está voltado para a politica partidária, mas para politicas públicas de saúde, educação, moradia, meio ambiente, trabalho, lazer etc, políticas que tragam melhores condições de vida para os mais vulneráveis e fragilizados.

Tribuna do Recôncavo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *