Está acontecendo em Santo Antônio de Jesus, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, de 18 a 21 de fevereiro, a Oficina de Formação em Canto Coral, que está sendo ministrada pela instrutora Elisabeth Ladeia, ela que tem formação em violão erudito trazendo consigo uma vasta experiência como instrutora coral dos núcleos NEOJIBA(Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e infantis da Bahia).

“A gente trabalha a partir da vulnerabilidade social, usando a música como ferramenta de inclusão e transformação” afirma Elisabeth, que já esteve levando esta mesma formação para as cidades de Jussari e Firmino Alves, seguindo para Vitória da Conquista e Itapetinga cumprindo a agenda do Projeto Escolas Culturais.

Em duas turmas com idades variadas, um destaque para a Dona Conceição ou Pró Conça, como é mais conhecida, que no auge dos seus 85 anos de vida entende que nunca é tarde para aprender um pouco mais. A pró Conça além de cantar na igreja de Santo Antonio, toca acordeon, violão, pandeiro, timbau, entre outros instrumentos e ainda coordena grupo de jovens na paróquia.

Na foto: Fátima e Conça | Crédito: Divulgação

A oficina também faz parte do Projeto Escolas Culturais do Governo da Bahia por meio das Secretarias de Educação (SEC), Cultura (SECULT) e Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e participação na gestão pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM). Em Santo Antonio de Jesus está sob a gestão da atriz Fátima Carvalho, na oportunidade a iniciativa contempla cerca de 70 pessoas incluindo alunos da casa, projetos sociais, associações de bairros, grupos de teatro, artistas, cantores profissionais e iniciantes.

Texto: Valdelice Costa/ ASCOM

Foto: Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *