Aconteceu na noite de sexta-feira (10/11), na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, uma roda de discussão sobre a Reforma Trabalhista, a qual foi aprovada em julho e entrou em vigor no último sábado, dia 11.

O encontro foi mediado pelo cientista social e professor de História da Uneb, Campus V, Edinaldo Souza, e contou com a participação de André Nascimento do Sindicato dos Comerciários, Jucilene Barreto da APLB, entre outras personalidades.

Em entrevista ao site Tribuna do Recôncavo, professor Edinaldo destacou o papel da Igreja Católica no apoio aos movimentos sociais desde a transição da Ditadura para a Democracia.

“Ela foi um elemento que fez com que os movimentos sociais chegassem até os trabalhadores na periferia e na zona rural, através de várias ações desenvolvidas por grupos ligados a Teologia da Libertação. Então, esse trabalho [da Igreja Católica] foi muito importante, no sentido de organizar e mobilizar os trabalhadores para a luta por direitos, direitos que foram consagrados na Constituição de 88, e que hoje estão sendo suprimidos por essa reforma”, destacou.

Professor Edinaldo ainda falou sobre o enfraquecimento dos movimentos sociais nos governos de Lula e Dilma, falou também sobre os efeitos da Reforma Trabalhista e da importância dos trabalhadores participarem dos movimentos sociais, cooperativas e sindicatos.

Tribuna do Recôncavo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *