Acompanhantes do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, afirmam que a unidade não está servindo alimentação para quem fica com pacientes no setor de emergência.  Na manhã desta quinta-feira (21), o BA Cidades recebeu a denúncia de uma pessoa que esteve na unidade na noite anterior, quarta (20), acompanhando a esposa na emergência da unidade.  “Já passamos uma luta com um ente querido internado. Vai chegar um ponto que também seremos internados por falta de alimentação. Ontem (quarta) por volta das 21h50 minha barriga já estava roncando. Somos seres humanos”, desabafou Thiago Jean.

O ex-candidato a vereador por Santo Antônio de Jesus, Valmir dos Anjos, popularmente conhecido como Lobo Quizumba, compartilhou a reclamação dos acompanhantes nos grupos de WhatsApp. Ele esteve também na emergência da unidade junto com um amigo e lá ouviu relatos de outras pessoas sobre a falta de refeição. De acordo com Lobo, o alimento é servido apenas para quem está acompanhando pacientes internados nos quartos ou enfermarias, no andar de cima da unidade.  “Para os acompanhantes da emergência, não. E a pessoa não pode sair porque tem que ficar com o paciente”, lamentou.

Embora próximo ao HRSAJ existam vários vendedores ambulantes e o Terminal Rodoviário, onde as pessoas podem realizar lanches ou mesmo uma refeição, há pessoas que saem da zona rural e de outras cidades da região sem condições financeiras. “Tem gente que vem só com o dinheiro da passagem e não tem para se alimentar. A salvação é um grupo de evangélicos que distribui sopa de noite”, informou Lobo Quizumba. Por outro lado, o Ministério da Saúde exige que os hospitais sigam um protocolo á risca para evitar infecções hospitalares, onde não é permitido entrar com alimentos.

O outro lado

Em nota a assessoria de Comunicação do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, explicou a situação, garantindo que os pacientes da emergência não estão sem alimentação e ressaltou que as refeições são oferecidas para acompanhantes de pacientes internados a partir de 24 horas de permanência na unidade.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA

Sobre informações de acompanhantes não receberem alimento informamos:

A alimentação na Emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus para acompanhantes é liberada apenas para pacientes internados (a partir de 24 horas de permanência) mediante critérios da legislação vigente, sob orientação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Para outras informações a Diretoria do Hospital se coloca à disposição.

Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação do HRSAJ”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *