Um projeto criado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, e que congrega outras 8 entidades está utilizando elementos comuns nas fakenews para combater as notícias falsas sobre a vacina contra covid-19.

A ideia é fazer o disparo de mensagens através do whatsapp para alertar as pessoas sobre as mentiras contadas a respeito da vacinação e reforçar a importância de se vacinar.

A mensagem chega cheia de emojis, traz um título provocativo e apresenta um arquivo de áudio, mesma tática que é utilizada pelos propagadores de fakenews. Como as fakes ganham destaque e são intensamente compartilhadas devido a essas características, os idealizadores do projeto esperam espalhar informações verdadeiras de forma que todos que recebam leiam e espalhem.

O projeto conta com o esforço de professores, pesquisadores, funcionários e estudantes universitários que se mobilizaram para compartilhar as mensagens que seguem com perguntas como “Será que as vacinas da covid-19 irão alterar nosso DNA?” ou “Será que as vacinas causam autismo?” e com os áudios que trazem a informação verdadeira.

De acordo com o estudante de farmácia Wasim Syed, um dos participantes da iniciativa, a opção pelos áudios de WhatsApp foi a tática encontrada para “furar a bolha acadêmica”, já que que eles pretendem chegar nas pessoas que ainda têm dúvidas sobre a vacina.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *