Profissionais de saúde do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), localizado na região do Recôncavo baiano, participaram, na última semana, de capacitação promovida pela Central Estadual de Transplantes e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT).

Com dois dias de duração, a programação trouxe temas como O Acolhimento Familiar, Entrevista para Doação de Órgãos e Fluxo para Notificação e Doação de Córneas, apresentados pela médica Rita de Cássia Pedrosa, além do Processo de Doação, tema ministrado pela enfermeira coordenadora da Central de Transplantes, Carolina Sodré.

“Esse evento é de extrema importância para as instituições porque torna a equipe ainda mais capacitada para atuar no processo de doação de transplantes, levando mais segurança, qualidade e eficiência para o processo de doação”, explica Carolina Sodré.

A capacitação é direcionada para as unidades de saúde que dispõem de Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos, sendo recadastradas a cada dois anos. Ao fim da capacitação, os profissionais estão certificados para continuarem no processo de doação. “Com a certificação, a equipe multiprofissional da unidade está pronta para acolher cada vez melhor os familiares dos pacientes que por ventura acabam tendo morte encefálica”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *