O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, apresentou hoje (4) ao presidente Jair Bolsonaro um projeto que visa a redução de crimes violentos. A proposta inclui a ação integrada de forças da União, estados e municípios, a fim de diminuir as taxas de homicídio no país.

A expectativa é de que o projeto seja implementado no segundo semestre deste ano em cinco cidades de médio porte do país, ainda não definidas. O plano consiste em aumentar a repressão policial de um lado e, do outro, ampliar a presença de programas sociais do governo federal.

De acordo com o portal UOL, o projeto se inspirou em experiências na França que  estabelecem uma espécie de “contrato” entre os governos federal, estadual e municipal.

Na repressão policial, a União poderá atuar, diz o site, no fornecimento de informações de inteligência para as policiais locais, capacitação e, eventualmente, a utilização de tropas das Força Nacional de Segurança Pública. Já na área social, planeja-se aumentar a atuação de programas sociais dos governos estaduais e federal nos municípios escolhidos.

METRO 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *