O Grupo de teatro La Barraca, composto por atores de Santo Antônio de Jesus e dirigido por Ícaro Bittencourt, estudante do último semestre do curso de Artes Cênicas pela UFBA, está com uma programação para os dias 5, 6, 12 e 13 de abril, no Centro Cultural, às 19h. Será apresentada a peça Partiste, de autoria de Paulo Henrique Alcântara.  O elenco é formado por Valdelice Costa, Babi Almeida, Thaís Mendonça, Sabino Neto e Cahê Roberto. A entrada custa R$ 10.

Na cidade de Livramento, princípio da década de 70, vive uma família que aguarda as cartas de um filho que partiu para São Paulo e nunca mais retornou. Esse é o ponto de partida de “Partiste”, espetáculo escrito pelo dramaturgo baiano Paulo Henrique Alcântara e dirigido por Ícaro Bittencourt, que se apresenta nos dias 05, 06, 12 e 13 de abril, às 19h, no Centro Cultural, com o apoio do edital Grã-Mestre Roque. A classificação é livre e o valor do ingresso é de R$10,00 (dez reais).
A mãe saudosa aninha-se aos filhos: Ceci, Brás, Dolores, e Ruzinha, uma velha irmã. Astuta, a mãe pede a Ceci um favor: redigir um diário sobre a vida cotidiana daquela casa, as alegrias, as tristezas, o maxixe do almoço. Vencedor do Prêmio Braskem de Melhor Texto, em 2011, o espetáculo é uma fusão das memórias pessoais do autor e da sua família à história dos personagens.
Eis que o rapaz que partiu, hoje retorna a sua cidade natal e divide entre os seus, o que por lá, longe do seio de sua casa, colheu. Não se pode dirigir “Partiste” sem estar conectado aos estímulos, signos e referências primordiais que adquirimos em nosso lar, no colo daqueles que por primeiro nos tocaram. Entrego à minha estimada cidade a minha primeira direção teatral. Parabéns ao elenco, pelos talentos tão singulares que me permitiram conduzir e toda responsabilidade com que abraçaram este projeto tão relevante para este município. Agradecido a Paco e Iago pelo convite e pelas palavras sinceras de incentivo e advertência. A Paulo Henrique Alcântara pela generosidade em me apresentar e permitir a montagem deste texto tão lindo e a Harildo Déda pela formação contínua, valiosa, amiga e definitivamente, verdadeira. Seja bem vindo, sente-se, acomode-se e assunte bem direitinho o que têm a dizer essas cinco personagens tão queridas. Assuntei, viu? Quando se parte, em algum canto há de se chegar mas, naquele canto, tenha certeza, alguém também se partiu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *