Notícia boa que vem do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia. Vai chover a partir deste fim de semana no Planalto Central, que inclui MT e MS, onde fica o Pantanal – que perdeu 10% do bioma para incêndios – e Brasília, no Distrito Federal, que bateu o recorde de estiagem do ano passado.

Nesta quarta, 16, Brasília está completando 114 dias sem chuva, contra 113 dias de 2019.

A meteorologista Naiane Araújo afirmou em entrevista ao SóNotíciaBoa que a chuva começa no domingo, dia 20 e continua na segunda, 21 e terça dia 22, em pontos isolados.

As primeiras precipitações após a seca serão fracas, de acordo com a meteorologista, mas vão ajudar a melhorar a qualidade do ar na região.

Já a esperada chuva forte é prevista apenas para o início de outubro.

Alerta

Por causa da baixa umidade, que tem caído para até 10% em Brasília, o Inmet e a Defesa Civil emitiram alerta laranja para risco potencial causado pela seca.

A umidade relativa do ar deve ficar em torno de 15% nesta quarta no Distrito Federal, com calor: a temperatura máxima pode chegar aos 31º no decorrer do dia.

Até o fim de semana, quando as primeiras chuvas são esperadas, a tendência é que o calor aumente e a umidade relativa do ar volte a cair.

Beba água

Nesta época, crianças e idosos precisam de atenção especial, porque são os mais afetados.

A orientação é se hidratar! Beba mais água e evite exercícios físicos ao ar livre nos horários de sol quente – entre 10h e 17h – e use protetor solar.

Evite banho prolongado com água quente e com muito sabonete.

Evite também o uso excessivo de ar-condicionado.

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *